A Osteopatia e as doenças crônicas

crônicas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das mortes no mundo. É possível prevenir e controlar essas doenças, e para isso é preciso conhecê-las e tratá-las corretamente. Essas doenças têm progressão lenta e longa duração, e, muitas vezes, levamos por toda a vida. Elas podem ser silenciosas ou sintomáticas.

Dentre as principais doenças crônicas temos as cardiovasculares, respiratórias e as metabólicas, como a obesidade e o diabetes. As doenças crônicas são decorrentes de múltiplos fatores.

Mudanças de hábitos são necessárias no controle e prevenção dessas doenças. Uma alimentação adequada, prática regular de atividade física, não consumir bebidas alcoólicas e não fumar são fatores importantes para uma melhor qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas.

O Tratamento Manipulativo Ostepático (TMO) possui recursos que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos por doenças crônicas.

Como exemplo, temos a manobra craniana, que pode reduzir a pressão arterial; manobras diafragmáticas, que podem interferir no funcionamento desse importante músculo respiratório; além de diversas manipulações no sistema músculo-esquelético adotadas para reduzir disfunções causadas por excesso de peso, vícios posturais, a grande carga de treinamento de atletas, entre outras.

Marque uma consulta com Carlos Nascimento Osteopatia e melhore sua qualidade de vida! Ligue (21) 99821-4100 (WhatsApp).