A Osteopatia no tratamento da Hipercifose

Hipercifose

A hipercifose é o aumento pronunciado da curvatura com convexidade posterior da coluna vertebral, geralmente na coluna torácica. A deformidade se instala aos poucos e não necessariamente vem acompanhada de sintomas. Quando esses se manifestam, os mais comuns são dor, fadiga e rigidez da coluna.
As suas causas são genética, idiopática (origem desconhecida), alterações congênitas, e anomalias adquiridas ao longo da vida. Pode estar ainda associada a alterações ósseas, musculares ou neurológicas.
A hipercifose pode ainda ser a manifestação secundária de enfermidades como a osteoporose, osteocondrite espinhal (Doença de Schewerman, que afeta adolescentes na fase de pico de crescimento), espondilite anquilosante, poliomielite e tuberculose, por exemplo.
A deformidade costuma se manifestar nos meninos altos, nas meninas no período de crescimento das mamas e também nos idosos.
As formas de diagnóstico são exame clínico, RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Já as formas de tratamento são a fisioterapia, ortheses, medicamentos e até cirurgia.
A Osteopatia pode auxiliar através do Tratamento Manipulativo Ostepático, para a correção de possíveis disfunções em decorrência da hipercifose.
Marque uma consulta na Osteopatia Carlos Nascimento, através do WhatsApp (21) 99821-4100. Nosso consultório fica na Tijuca, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, próximo à estação Saens Pena do Metrô.