A Osteopatia no tratamento da Tendinite

tendinite

A tendinite é uma inflamação no tendão muscular, caracterizada por dor e inchaço de um tendão em qualquer parte do corpo. São mais comuns no ombro, pulso, joelho e tornozelo.

Os tendões ajudam a controlar e transmitir a força dos músculos, o que torna capaz a movimentação dos nossos ossos. Dessa forma, a tendinite pode dificultar e até mesmo impossibilitar a movimentação de um indivíduo.

Os tendões não são tão fortes quanto os ossos e nem tão elásticos quanto os músculos. Portanto, no caso de sobrecarga, eles são a estrutura que, geralmente, mais sofre.

Fatores de Risco
Falta de alongamento muscular, postura inadequada, movimentos repetitivos, idade avançada, estresse, gestos esportivos inadequados, doenças autoimunes.

Sintomas
Dor local que pode irradiar para os músculos, fadiga, perda de força, dor ao movimento, edema, calor, vermelhidão, formigamento, perda de mobilidade, atrofia muscular.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da história do paciente e pelo exame físico, que geralmente a pessoa apresenta dor e sensibilidade local.

Exames de imagem também são indicados para certificar o diagnóstico, avaliar o grau da inflamação e também eliminar outras causas de dor. Uma tendinite leve pode levar de alguns dias até 6 semanas, já uma tendinite crônica pode durar até 5 meses.

A Osteopatia no tratamento da Tendinite
Em sua avaliação, o osteopata, através de sua boa capacidade de perceber manualmente os posicionamentos e movimentos osteoarticulares, poderá detectar e normalizar disfunções nos ossos e articulações. Com isso, haverá um menor “sofrimento” nos tendões, podendo assim diminuir ou resolver os quadros de tendinite.

Marque uma consulta conosco antes de iniciar o seu treinamento. Entre em contato pelo 99821-4100 (Whatsapp). O consultório da Osteopatia Carlos Nascimento fica na Rua Padre Elias Gorayeb, nº 25, na Tijuca, próximo à estação Saens Pena do Metrô.